segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Classe Operária e Resistência


(Devanir José de Carvalho, provavelmente em 1962, mais tarde líder do Movimento Revolucionário Tiradentes; assassinado em abril de 1971 pela repressão da Ditadura Militar-Civil)


O objetivo do blog é concentrar um acervo de documentação, de todo o tipo, e de demais fontes sobre a história da classe operária e em especial seus momentos de resistência, sem desconsiderar momentos cotidianos diversificados.
Esta é a continuação de uma pesquisa que desenvolvo já há três anos, sobre a atuação da classe operária na luta armada contra a Ditadura Militar-Civil, mas que não deve se restringir ao período de 1964 a 1976, e sim compreender o processo de resistência do proletariado urbano desde sua formação até os dias de hoje.
Como durante minha pesquisa me deparei com diversas monografias, dissertações, teses e artigos de modo geral, além de notícias e outros tipos de fonte, sobre a classe operária, surgiu, então a idéia de construir este espaço de concentração de fontes e ao mesmo tempo de debate sobre a produção acadêmica ou não.
Portanto pretendo postar tudo o que me deparar sobre a classe operária disponível na internet e lançando aqui no Blog Martelos e Metralhadoras!
Espero que gostem, comentem e usufruam o máximo!
Grande abraço a todos e a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário